Bem-vindos




sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dicas para o fim de semana – Do erudito ao popular

Alexandre Matos

Cinema
Quem quer coisa mais séria, deve assistir ao Tio Boonme, que pode recordar suas vidas passadas. O filme tailandês é IMPERDÍVEL!!!!!!!!!! Tem uma narrativa muito peculiar, sem pressa, denso e com diálogos fortes. O longa fala sobre as relações humanas e do homem com a natureza. É uma forma de compreender a nossa ligação com o planeta. Está em cartaz no Unibanco Arteplex, em Botafogo, e no Espaço Rio Design – Barra.

Amor e outras drogas. Um filme bem interessante. Dois grandes atores - Jake Gyllenhaal e Anne Hathaway – protagonizam uma historinha de amor (enredo típico de filmes americanos), mas a comédia romântica é muito mais que isso. O filme denuncia o poder da indústria farmacêutica, o papel da medicina, critica o sistema de saúde americano e destaca o canadense. O longa estréia hoje está em cartaz em quase todos os cinemas do Rio. Vale a pena conferir os horários.

Outro bom passatempo é O Turista. Nada maravilhoso, mas o elenco é sensacional. Johnny Depp e Angelina Jolie passam uma verdade mesmo quando a cena é piegas. Além disso, é sempre muito bom ver dois dos maiores cartões postais do mundo. Paris e, principalmente, Veneza são panos de fundo da trama. O filme está em quase todos os cinemas da cidade.

Música, Teatro e Educação
Outra dica é o Sarau Científico na Fiocruz. Criativo, inteligente e educativo. O evento é amanhã (sábado) às 11h e a entrada é franca.

Poucas vezes vi um elenco grande e jovem tão talentoso. Aliás, vi uma única vez no extinto teatro Glória. Clandestinos é inteligente, criativo, emocionante, e muito divertido. O texto de João Falcão mostra histórias de jovens artistas em busca de uma grande chance. Mas poderia ser qualquer pessoa, nas mais variadas profissões e camadas sociais. A comédia fez tanto sucesso que foi criada uma versão na TV Globo. Ainda não assisti, mas torço para que a qualidade seja a mesma dos palcos. O espetáculo está em cartaz no centenário Carlos Gomes. Independente da peça, já é um evento freqüentar aqueles salões de tantas histórias.

Falando em teatro, quero fazer uma observação sobre A Temporada de Gripe, do americano Will Eno e dirigida por Felipe Hirsch. A peça, que está em cartaz no Tom Jobim – Jardim Botânico – pode não ser das melhores, confusa em alguns momentos, mas a idéia foi muito boa. Uma desconstrução narrativa, como uma meta linguagem e deve ser vista sim. Justiça feita, vamos em frente.

Esportes
Quem não estiver a fim de cinema, teatro ou sarau, vale a pena ir ao Estádio Olímpico João Havelange – o Engenhão - e conferir o duelo entre Vasco e Flamengo no próximo domingo. Inicialmente o jogo seria no pitoresco bairro de São Cristóvão, mas por motivo de segurança a partida será disputada no estádio olímpico. O time da colina corre atrás de sua primeira vitória na Taça Guanabara. A missão não é nada fácil quando se tem um rival embalado e empolgado com a possibilidade de estrear Ronaldinho Gaúcho.

Já o Botafogo joga amanhã, também no Engenhão, contra o Olaria. Para manter a liderança do grupo B, o alvinegro terá de vencer o time do subúrbio, que tem mostrado bom futebol (só perdeu para o Fluminense).

Mas quem busca espetáculo sem surpresas desagradáveis, deve ir à Cabo Frio no próximo domingo. O tricampeão brasileiro pega a Cabofriense, na Região dos Lagos, embalado após atropelar o Macaé, ontem, no Engenhão, por 3 a1. Apesar dos gols de Souza e Carlinhos, o grande lance da partida foi uma bicicleta de Fred. O atacante faria um gol de placa se o travessão não estivesse no lugar errado.

Bem, a sorte está lançada. Cinema, teatro, sarau, praia e futebol. Programa para todos os gostos. Só escolher o que melhor se encaixa com o perfil de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário