Bem-vindos




sábado, 26 de fevereiro de 2011

Globo abre mão de licitação para o Brasileirão 2012

Alexandre Matos
A Rede Globo desistiu oficialmente de concorrer à licitação dos direitos de transmissão do campeonato brasileiro de futebol a partir de 2012. Com isso, a rival Record dá um passo importante para conseguir exclusividade.

Por meio de comunicado, a Globo informou que pretende dialogar direto com os clubes, individualmente. Segundo a emissora, o modelo do Clube dos 13  – a grosso modo, uma espécie de sindicato dos principais times do país - impede “qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos”.
Atualmente, a Rede Globo exibe os jogos do Brasileirão e ninguém tem dúvidas sobre a qualidade das transmissões e a competência de seus profissionais. O que deve ser discutido, porém, é o conforto do torcedor. Os jogos do meio da semana, por exemplo, acontecem, normalmente, às 22 horas. Isto porque a emissora não mexe em sua grade de programação – novelas, Big Brother.... por fim  o futebol. O torcedor, movido pela paixão, é obrigado a se deslocar até o Engenhão, ou outro estádio, às dez da noite, para ver seu time jogar. Uma covardia.

A Rede Record, por outro lado, não tem a tradição da rival em futebol, mas promete que as partidas acontecerão às 19 horas – um horário conveniente para todos. Quem sair do trabalho, por exemplo, pode aproveitar que já está na rua mesmo e ir ao estádio torcer pelo seu time sem chegar tão tarde em casa. Imagine sair do Engenhão a meia-noite - ou mais tarde, dependendo da competição -, sabendo que vai acordar cedo para trabalhar no outro dia.

Uma situação que leva à evasão dos estádios. Times muitas vezes ficam desfalcados da torcida, por conta dessa negociação. Os dirigentes dos clubes, por outro lado, não estão nem aí se estádio vai estar vazio, afinal, o dinheiro já está garantido com a venda da transmissão

As regras do jogo estão na mesa e todos sabem quem é quem. Resta saber se os clubes ainda vão se render à sedução financeira da Globo - ou de outra emissora que possa praticar a mesma covardia -, ou privilegiar o seu maior patrimônio, a torcida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário