Bem-vindos




terça-feira, 1 de março de 2011

Dicas de diversão para celebrar o aniversário do Rio

Alexandre Matos

A cidade do Rio de Janeiro completa 446 anos hoje, 1º de março. Para comemorar a data, o Tudo em Pauta faz um roteiro de lazer que foge um pouco dos pontos turísticos mais famosos. Tem opção para todos os gostos. Desde atividades radicais e oficina para a criançada a museus.

 
Visual deslumbrante da Lagoa Rodrigo de Freitas pode ser contemplado do alto do parque

Quem quiser um contato maior com a natureza, e gosta de esportes de aventura, não pode deixar de ir ao Parque da Catacumba, na Lagoa. Arvorismo e escalada são a sensação do momento.

Lá, estas atividades são cobradas, mas é gratuita a caminhada pela trilha do belíssimo parque que fica bem em frente a um dos cartões postais mais conhecidos da cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas. O circuito oferece diversão para toda a família.


Um programão para o fim de semana. Guias e monitores altamente qualificados garantem o conforto e a segurança dos novos desportistas.


O parque está localizado na Avenida Epitácio Pessoa, 3000, na Lagoa, e funciona de terça a domingo das 9h às 17h30.

Outra dica é a Pista Cláudio Coutinho, na Urca. O nome é uma homenagem ao ex-técnico da seleção brasileira de futebol, terceiro colocado na Copa de 78, disputada na Argentina. Conhecida também como Caminho do Bem-te-Vi e Estrada do Costão, a pista possui 1.250 metros de extensão e está ao pé do Pão-de-açúcar.


Uma jóia escondida entre a rocha e o oceano Atlântico
O local é frequantado principalmente por desportistas, corredores e gente de bom gosto. Há, ainda, os que vão lá para pescar nas pedras que descem em direção ao mar. O visual é deslumbrante e os únicos barulhos são das ondas e dos micos querendo uma comidinha.

A preocupação com a preservação ambiental é tão grande, que é proibido entrar de bicicleta no local, assim como animais domésticos. Para ter uma idéia, diversos exemplares de pau-brasil foram plantados e dividem o espaço com espécies nativas e exóticas. A árvore que deu nome ao nosso país merece ser contemplada de perto. Faça uma visita, a entrada é grátis.

O Instituto Moreira Salles – IMS – está localizado no bairro da Gávea e possui uma área de 10.500 m², com jardins abertos ao público. Construída em 1951, a casa, que hoje abriga o centro cultural, era a residência da família Moreira Salles. Hoje, o espaço abriga exposições, sala de aula, biblioteca, auditório, cafeteria, loja de arte, ateliê e dependências para hóspedes. O espaço tem um charmoso cinema às margens de um córrego.
 
Educação através da arte
Cercado pela mata atlântica, o IMS é uma espécie de paraíso cultural. A especialidade do Instituto é fotografia. A instituição preserva os mais abrangentes acervos fotográficos do século XIX. São desenvolvidas, ainda, algumas atividades voltadas para o público infantil. Além dos passeios ao espaço, são oferecidos exercícios lúdicos e criativos para estimular as crianças a desenvolver um pensamento reflexivo sobre as obras.

O Instituto Moreira Salles fica na Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea.


Outra recomendação para os pequenos é o Museu da Vida, na Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz.
Só o fato de conhecer o centenário castelo mourisco já é motivo suficiente para ir a Manguinhos. No entanto, a Fundação propõe muito mais que isso.

O Museu da Vida oferece educação em ciência, saúde e tecnologia de forma divertida e inventiva através de exposições permanentes. Os pequenos mergulham no mundo da ciência através de atividades interativas, multimídias e em laboratórios.


A Instituição promove, ainda, peças de teatro e apresentação de vídeos relacionados à saúde, ciência e tecnologia. As crianças têm direito a um inesquecível passeio de trem pela Fundação. Todas as atividades são grátis. O museu abre de segunda a sexta, das 9h às 16h30. Aos sábados, funciona das 10h às 16h.

Presente de aniversário para o Rio de Janeiro
Depois de três anos fechada para restauração de obras, a galeria de artes do século XIX, do Museu Nacional de Belas Artes, reabre suas portas ao público. Situado na Cinelândia, a Paris carioca, o prédio de arquitetura francesa é uma atração a parte. Nele estão as grandes obras românticas, tanto em tamanho quanto em beleza.

 
A grandiosidade do museu começou com as obras de arte trazidas por D. João VI. Anos mais tarde, o conjunto foi ampliado com a coleção da Missão Artística Francesa. Ao longo do século XIX e início do século XX, o museu foi enriquecido com importantes incorporações. A galeria concentra num só espaço os mais significativos autores e obras produzidas no país, como Pedro Américo, Vitor Meireles e Almeida Júnior, o que faz do museu o mais importante do Brasil.

O museu abre para visitação de terça a sexta, das 10h às 18h. Sábados e domingos o funcionamento é das 12h às 17h. O ingresso custa R$ 5, meia custa R$ 2. Aos domingos a entrada é grátis. Um programa imperdível.

Um comentário:

  1. MEU AMIGO, FIQUEI MUITO FELIZ EM VER NO SEU PORTAL AS INDICAÇÕES PARA VISITAS A CIDADE DO RIO DE JANEIRO, PARABÉNS !

    ResponderExcluir