Bem-vindos




quarta-feira, 1 de junho de 2011

Genialidade de Nelson Rodrigues com doses shakespeareanas


Alexandre Matos
Esta é a última chance de conferir um espetáculo que une a genialidade de Nelson Rodrigues, os conceitos de Gilberto Freire em Casa Grande e Senzala e a competência de Newton Moreno. Memória da Cana é simplesmente arrebatador. Baseado na peça Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, a adaptação e direção de Newton Moreno têm doses shakespeareanas de tragédia contemporânea. A peça é interpretada pela companhia de teatro paulista Fofos Encenam. Uma excelente oportunidade de ver teatro de verdade, como nos velhos tempos, quando predominava a interpretação e o tema.

A peça é dirigida brilhantemente por Newton Moreno. O diretor rompe com todos os padrões e explora relações incestuosas, traições e intrigas numa família conservadora de uma sociedade retrógrada. A história é transportada para o nordeste brasileiro de Gilberto Freire, o que comprova a universalidade do tema. O espetáculo é uma crítica à sociedade hipócrita e conservadora. O enredo aborda as relações de uma família nordestina marcada por conflitos num ambiente em que predominam o ódio, a inveja e a conspiração.

O cenário intimista lança o espectador para a casa dessa família, comandada pelo patriarca Jonas. A disposição do público segue a divisão da casa em cômodos. As paredes são representadas por cortinas transparentes. A sala fica bem ao centro, onde se passa a maior parte das cenas. O espetáculo é digno de um estudo psicanalítico e antropológico.

Memória da Cana está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB - de quarta a domingo, às 19h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário